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5 Padrões de design poderosos que todo dev C# precisa dominar
Rocketseat

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4 min de leitura
CSharp

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    Você já tentou organizar um evento colaborativo, como uma hackathon? Planejar os times, gerenciar os desafios e coordenar as entregas são atividades que precisam de organização e estratégia. No desenvolvimento de software, enfrentamos desafios semelhantes. É aí que entram os padrões de design: soluções testadas para problemas recorrentes, que ajudam a manter nosso código organizado e eficiente.
    Neste artigo, vamos explorar 5 padrões de design fundamentais no C#, conectando cada conceito ao universo Rocketseat. Se você está em busca de entender como esses padrões podem transformar seu código e impulsionar sua carreira, está no lugar certo. Bora codar?

    Por que padrões de design importam?

    Assim como em uma trilha de aprendizado da Rocketseat, os padrões de design ajudam a seguir um caminho bem definido. Eles trazem:
    • Organização e reutilização: permitem criar soluções modulares e reutilizáveis.
    • Facilidade de manutenção: tornam o código mais limpo e fácil de modificar.
    • Escalabilidade: facilitam o crescimento de aplicações complexas.
    No contexto do C#, esses padrões são fundamentais para lidar com a criação de objetos, a comunicação entre componentes e a atribuição clara de responsabilidades.

    1. Padrão Singleton: o poder do um

    O que é?
    Imagine que Mayk está criando um sistema para gerenciar os eventos da comunidade Rocketseat. Ele precisa garantir que exista apenas uma instância de um gerenciador de eventos. O Singleton resolve exatamente isso, assegurando que uma classe tenha apenas uma única instância.
    Por que usar?
    • Evita conflitos no acesso a recursos compartilhados, como logs ou configurações globais.
    • Centraliza o controle de algo que precisa ser único.
    Como funciona?
    O construtor da classe é privado e um método estático garante a criação de uma única instância.
    public class GerenciadorEventos { private static readonly GerenciadorEventos _instancia = new GerenciadorEventos(); private GerenciadorEventos() { } public static GerenciadorEventos Instancia { get { return _instancia; } } public void ExibirMensagem() { Console.WriteLine("Gerenciando os eventos da Rocketseat!"); } }
    Casos de uso:
    • Controle de eventos globais.
    • Sistemas de log centralizado, como o que Diego utilizaria para monitorar as trilhas de aprendizado.
    Nota sobre thread safety:
    Em sistemas que utilizam múltiplas threads, é essencial garantir que a instância única seja criada de forma segura. O exemplo acima funciona em ambientes single-thread, mas pode falhar em ambientes multi-threaded. Uma solução comum é usar a técnica de "lazy initialization" com controle de thread.
    Aqui está um exemplo atualizado:
    public class GerenciadorEventos { private static GerenciadorEventos _instancia; private static readonly object _lock = new object(); private GerenciadorEventos() { } public static GerenciadorEventos Instancia { get { lock (_lock) { if (_instancia == null) { _instancia = new GerenciadorEventos(); } return _instancia; } } } public void ExibirMensagem() { Console.WriteLine("Gerenciando os eventos da Rocketseat com segurança em threads!"); } }
    Por que isso é importante?
    Ao usar o bloco lock, garantimos que apenas uma thread possa executar o bloco de código ao mesmo tempo, evitando a criação de múltiplas instâncias em cenários concorrentes. Essa abordagem é essencial para sistemas modernos e robustos.

    2. Padrão Factory: sua fábrica de objetos

    O que é?
    Imagine que Fernanda está desenvolvendo um sistema para criar desafios de programação personalizados. O Factory delega a criação de objetos a uma classe especializada, simplificando a geração de diferentes tipos de desafios.
    Por que usar?
    • Facilita a criação de objetos complexos, como desafios de diferentes níveis de dificuldade.
    • Oferece flexibilidade para mudar a lógica de criação sem afetar outras partes do código.
    Como funciona?
    Uma classe separada é responsável por criar instâncias de outros objetos.
    public interface IDesafio { void Exibir(); } public class DesafioFacil : IDesafio { public void Exibir() => Console.WriteLine("Desafio fácil: Hello World!"); } public class DesafioIntermediario : IDesafio { public void Exibir() => Console.WriteLine("Desafio intermediário: Criar uma API simples."); } public class FabricaDesafios { public static IDesafio CriarDesafio(string tipo) { return tipo switch { "Fácil" => new DesafioFacil(), "Intermediário" => new DesafioIntermediario(), _ => throw new ArgumentException("Tipo de desafio desconhecido") }; } }
    Casos de uso:
    • Criação dinâmica de desafios em trilhas de aprendizado.
    • Ferramentas para personalizar cursos ou formações.

    3. Padrão Observer: mantendo todos informados

    O que é?
    Quando Isabela lança uma nova trilha na plataforma Rocketseat, todos os alunos inscritos devem ser notificados. O Observer resolve isso, permitindo que múltiplos objetos "observadores" sejam informados sobre mudanças em um objeto "observável".
    Por que usar?
    • Facilita a implementação de sistemas de notificações, como alertas para alunos.
    • Reduz o acoplamento entre componentes.
    Como funciona?
    Os observadores se inscrevem em um objeto e são notificados sobre mudanças.
    public class Trilha { public delegate void Notificacao(string mensagem); public event Notificacao OnNovaTrilha; public void LançarNova(string nome) { OnNovaTrilha?.Invoke($"Nova trilha lançada: {nome}"); } } public class Aluno { public void ReceberNotificacao(string mensagem) { Console.WriteLine($"Notificação recebida: {mensagem}"); } }
    Casos de uso:
    • Sistemas de notificações para novos cursos ou desafios.
    • Atualizações em tempo real na plataforma.

    4. Padrão Decorator: adicionando funcionalidades dinamicamente

    O que é?
    Paulo quer personalizar os recursos de uma API educativa para alunos de diferentes níveis. O Decorator permite adicionar funcionalidades a objetos existentes sem alterar suas classes.
    Por que usar?
    • Adiciona flexibilidade para incluir funcionalidades incrementais.
    • Evita criar subclasses para cada combinação de funcionalidades.
    Como funciona?
    Classes decoradoras encapsulam o objeto principal.
    public interface ITrilha { string Descricao(); } public class TrilhaBasica : ITrilha { public string Descricao() => "Trilha básica de programação."; } public class TrilhaAvancada : ITrilha { private readonly ITrilha _trilha; public TrilhaAvancada(ITrilha trilha) { _trilha = trilha; } public string Descricao() => _trilha.Descricao() + " Inclui projetos avançados."; }
    Casos de uso:
    • Personalização de trilhas educacionais.
    • Sistemas que permitem upgrades dinâmicos.

    5. Padrão Strategy: mudando de estratégia com algoritmos

    O que é?
    Giovanna está trabalhando em uma calculadora de desempenho de alunos, que pode usar diferentes estratégias de cálculo dependendo do objetivo. O Strategy permite definir algoritmos intercambiáveis.
    Por que usar?
    • Facilita a troca de algoritmos sem alterar o código principal.
    • Promove código limpo e organizado.
    Como funciona?
    Os algoritmos são implementados como classes separadas que seguem uma interface comum.
    public interface ICalculoDesempenho { double Calcular(int pontos, int total); } public class CalculoSimples : ICalculoDesempenho { public double Calcular(int pontos, int total) => (double)pontos / total * 100; } public class CalculoAvancado : ICalculoDesempenho { public double Calcular(int pontos, int total) => ((double)pontos / total * 100) + 5; } public class Avaliacao { private ICalculoDesempenho _calculo; public void DefinirCalculo(ICalculoDesempenho calculo) { _calculo = calculo; } public double Avaliar(int pontos, int total) { return _calculo.Calcular(pontos, total); } }
    Casos de uso:
    • Sistemas de avaliação de desempenho.
    • Ferramentas de análise de progresso.

    Conclusão: aprenda mais com a formação C# da Rocketseat

    Os padrões Singleton, Factory, Observer, Decorator e Strategy são ferramentas indispensáveis para escrever código mais limpo, organizado e eficiente. Quando aplicados no desenvolvimento de aplicações C#, eles ajudam a resolver desafios reais de forma escalável e elegante, como os enfrentados em projetos no mundo da programação.
    Se você deseja dominar esses padrões e muitos outros conceitos fundamentais do C#, a Formação C# da Rocketseat é o caminho ideal para você. Com mais de 100 horas de conteúdo, projetos práticos e acompanhamento personalizado, essa trilha oferece tudo o que você precisa para se tornar um profissional versátil e valorizado no mercado.
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